<< Voltar     


GranoKids – Minha Primeira Granolinha

Vencedor em Embalagem e Mercado - Alimentos doces - 2023

Data de lançamento: 14/06/2023

Categoria: Alimentos Doces

Tags: matinais, vegano, papel, crianças, Artefato Design, Grano Square

Vencedor: Artefato Design Studio (www.instagram.com/estudioartefato/)
Design: Artefato Design Studio
Convertedor: Gráfica Cometa
Brand owner: GranoSquare


País: Brasil


O desafio era criar produtos que de fato educassem com as crianças sobre a alimentação saudável. Criamos 3 animais para nos ajudar a contar essa história, mas não quaisquer animais: como a GranoSquare é uma marca vegana, escolhemos 3 animais herbívoros (que possuem dietas compostas sobretudo de plantas) e que ao mesmo tempo são grandes e fortes. Assim nasceram Hila, o gorila; Dante, o elefante; e Tammo, o hipopótamo, que vieram auxiliar os pequenos a entenderem como a boa comida nos fortalece.

Em vários momentos a forma geométrica do quadrado se faz presente, inspiração vinda do nome da marca mãe, Grano"Square". Temos essa figura presente tanto no formato da caixa (16x16cm), quanto nos personagens: as silhuetas deles foram todas pensadas a partir de quadrados e retângulos. Não existiam outros formatos além do pouch na marca. Para as Kids, as projetamos em caixas com o intuito de trazer a definição do quadrado em termos visuais, ganhando também tempo no processo produtivo e garantindo destaque em relação aos outros produtos, deixando bem clara a distinção das linhas.

Pensando em trazer uma comunicação forte no principal ponto de contato da GranoKids (a sua embalagem), desenvolvemos o jogo "Descobrindo os Alimentos" no verso, garantindo a atenção plena na hora de se alimentar e estimulando que a criança recorte a embalagem e dê uma nova função a ela. Além do jogo físico, a criança poderá escanear o QR Code na embalagem para ter acesso à versão virtual através de um filtro no Instagram, possibilitando que o menor juntamente ao adulto responsável, possam compartilhar com os seus familiares e amigos aquela experiência divertida e saborosa!

As cores destacam as embalagens no ponto de venda: além do fundo preto ser incomum nas prateleiras focadas em um público infanto-juvenil, utilizamos cores surrealistas para os animais: um hipopótamo roxo com verde, um gorila azul…trazendo diversão e quebras de expectativas ao design. Projetamos a embalagem para se comunicar em partes com as crianças, em partes com os adultos responsáveis: observa-se isso no tom de voz, na hierarquia das informações, na diagramação, além da existência de um jogo que estimula a descoberta de novos sabores e texturas durante a hora de se alimentar.

Em termos de sustentabilidade, buscamos criar um pós-uso através de um jogo que necessita, por parte da criança e do adulto responsável, a montagem de um dadinho lúdico utilizando o verso da caixa. Não garantimos 100% de aproveitamento, mas possibilitamos uma brincadeira que ainda será educativa! Optando por uma embalagem sem transparências e janelas garantimos uma melhor entrega para o shelf life do produto, que é influenciado por vários fatores, incluindo o tipo de alimento, as condições de armazenamento e o método de embalagem utilizado. Nossa escolha para a embalagem desempenha uma função crucial na preservação e proteção da granola GranoKids, protegendo contra a entrada de oxigênio, umidade, luz e outros fatores que podem acelerar a deterioração do produto. É importante destacar que ainda inserimos dentro da caixinha um flow pack metalizado reforçando esses aspectos protetores

Ver maior em nova página